Viagem

Crônica da minha viagem a Cracóvia

Deixei a estação de trem em Varsóvia para Cracóvia em uma viagem de cerca de duas horas. Fiz a viagem durante a noite e chegamos a Cracóvia muito cedo, por volta das sete da manhã, e o sol ainda não havia aparecido.

Cracóvia é conhecida por ser a antiga capital polonesa quando este país ainda era um império.

Caminhei cerca de dez quarteirões pela Avenida Gertrudy até a Rua Sarego. Era uma rua particularmente feia e eu esperava que o albergue em que eu fosse ficar estivesse em boas condições. Não pedi muito mais, apenas um lugar agradável para descansar do frio polonês e da língua difícil. A área se chamava Stradom, delimitada pelo bairro judeu e eu estava a alguns quarteirões da cidade antiga, a parte mais turística de Cracóvia.

Vista do Castelo de Cracóvia

Levei um tempo para encontrar o prédio, foi que não estava na minha cabeça que era precisamente aquele. Era semi-abandonado, sem número ou cadeado, parecia tomado por posseiros. As fotos na Internet mostravam diferentes quartos amplos e luminosos, em boas condições, com cozinha própria e até bicicletas gratuitas para passear pela cidade.

Não era o que eu esperava, mas a recepcionista Aga foi muito gentil e, ao saber que sou argentina, ela ficou feliz desde que estuda espanhol. Ele pretendia deixar a Polônia para se mudar para a Espanha, segundo ela, onde sofreria menos com o frio. Tive uma boa surpresa com isso, finalmente pude falar minha língua.

Meus dias em Varsóvia eram mais complicados, as pessoas do albergue haviam sido esplêndidas, mas meu inglês não é muito bom. Apenas um menino falava espanhol, ele era de Conneticut, Estados Unidos.

Aga, a recepcionista do albergue, me deu seu número de telefone, disse-me para ligar para ela, que quando ela deixasse seu outro emprego, ela me mostraria a cidade e sairíamos com suas amigas. Eu não liguei para ela. Não por grosseria, mas porque preferi me perder sozinha na cidade e ficar sem companhia para me amarrar.

Como um guia de turismo disse uma vez ao jornalista polonês Ryszard Kapuscinski:

(...) conhecer o mundo, seu povo e sua cultura, longe de ser um prazer, é um esforço que exige concentração e solidão (...) Todo trabalho criativo exige solidão e concentração. Está escrito estar sozinho, também ao pintar um quadro e da mesma perspectiva que contemplamos o conhecimento do mundo, você também deve estar sozinho durante uma viagem.

Ele era o único hóspede do albergue, uma casa bastante escura e grande. Para minha surpresa, por ser sexta-feira, não havia mais ninguém na recepção. Eles me deram a chave do lugar. Foi muito estranho, mas não me assustou.

Havia bicicletas de um lado, panelas maltratadas e a aparência de insegurança. Eram nove da manhã, então decidi dar um passeio e conhecer um pouco dessa cidade.

Eu andei para a cidade velha, Troquei dinheiro, na Polônia eles ainda usam sua moeda, o zloti. Decidi me perder, encontrei um mercado típico onde vendiam artesanato para turistas, o típico vendido em qualquer país, objetos regionais e uma grande ponte com obras de arte penduradas.

Praça do mercado de Cracóvia

Por volta das três horas, decidi ir a um museu, havia várias e nenhuma realmente me interessava. Eu escolhi um sobre a história de Cracóvia, mas havia uma sala dedicada às múmias egípcias, que parecia ridícula. Um desperdício de Zlotys.

Na área central, havia uma grande igreja na qual as trombetas soavam a cada hora.

As ruas de paralelepípedos estavam cobertas pelos pés das pessoas. Já era noite e não era tarde demais, apenas seis da tarde. A praça central estava acesa e percebi que não havia comido o dia inteiro. Encontrei um lugar onde eles faziam boas salsichas e batatas fritas.

Antes de voltar para o albergue, encontrei uma loja de discos, a primeira que vi naquela cidade. Não houve álbum interessante. Voltei ao frio e tomei a direção do albergue na rua Grdozka, depois dobrei para Dominikaska, uma avenida, e desci a Gertrudy.

Um andarilho mexia no lixo, aquela imagem quase pitoresca me lembrou Buenos Aires.

Boa sorte para mim, mais um convidado entrou, um garoto da França. Nós dois estávamos sozinhos. Estudei eletrônica em algum país escandinavo, não sei qual. Nós nos tornamos amigos. Nós dois estávamos usando computadores com a Internet, ele queria descobrir uma excursão às famosas minas de sal. Eu queria ir ao castelo. Havia uma boa coleção de discos no albergue que eu impus tiranicamente ao meu novo amigo francês. De John Zorn a Bad Brains, Henry Rollins e Tortois. Isso me fez sentir em casa.

EXCURSÕES DA CRACOVIA E SEUS ARREDORES EM ESPANHOL

Pouco tempo na Polônia? Pode ser uma boa ideia se inscrever em um dos seguintes excursões em torno da área Em todos eles você terá um Guia espanholEles vêm com ótimas recomendações de outros viajantes e partem do centro de Cracóvia:

1. Excursão ao Campo de Concentração de Auschwitz Birkenau
  2. Excursão à Mina de Sal de Wieliczka
  3. Excursão a Zakopane e as montanhas Tatras
  4. Visita guiada e personalizada a Cracóvia

Fui ao supermercado mais próximo comprar algo para comer, era difícil voltar para o albergue, quando percebi que havia dado três voltas nas mesmas quatro ruas. Fiz ovos mexidos e comprei chocolate para me aquecer. Por volta das dez, fui tomar um banho e voltei à Internet.

Por volta das onze fomos dormir. Cada um para uma sala diferente. Sozinho no edifício mais sombrio em que poderíamos ter caído. Eu fiquei feliz

No dia seguinte, acordei por volta das nove horas, queria ver Aga, mas havia outra mulher. Comi cereal no café da manhã e nada mais.

Visita ao bairro judeu e ao Castelo de Cracóvia

Eu decidi visitar a área chamada Kazimierz ou "bairro judeu"Era o mais perto que eu tinha que ver. Havia cerca de cinco sinagogas em muito bom estado, uma delas parecia uma igreja, descobrindo que eu soube que ela havia sido construída pelos católicos porque os judeus não podiam praticar profissões.

Foi triste ver aquela área deteriorada, alguns grafites anti-semitas e poucas pessoas na rua.